terça-feira, 23 de novembro de 2010

TORQUATO NETO E A LITERATURA DA PÓS MODERNIDADE

Torquato Pereira Neto poeta nascido em Teresina-Piauí, ao ano de 1944, foi à sua época um dos mais atuantes produtores da poesia chamada marginal nos anos de 1970. Alguns estudiosos da produção marginal, apontam Torquato Neto como um dos mais representativos das várias tendências do tempo, por muitos considerado o verdadeiro fundador desse estilo vanguardista.

A época da pós modernidade foi de grande mudança de visão a respeito do sistema imposto de governo,que era de bastante repressão a qualquer tipo de manifestação e bastante hermético.Houve,portanto, nessa época um rompimento com o intelectualismo vigente na época do Modernismo. A produção passou a ser, então, marginal, diluidora  do tradicional e anticultural.Nesse contexto, Torquato Neto foi bastante discutidor dos modelos impostos e criticava sem medo a tudo que considerava esdrúxulo.

  
A poesia marginal como o próprio nome indica viveu bastante à margem das espectativas da sociedade,mas principalmente do que o governo da época impunha.Teve que conviver com o Ato Institucional n°5(AI-5), que, portanto, a silenciou e alguns dos seus representantes foram até exilados do país.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário